sexta-feira, 17 de julho de 2009

TURMA DA BARRA DUAS DÉCADAS DE HISTÓRIA...

Parece que foi ontem a primeira vez que acessei o site Turma da Barra. Onze anos atrás buscava na internet notícias sobre a Barra do Corda e lá encontrei o primeiro site da cidade, o Turma da Barra, vulgo TB.
Durante a realização de um curso sobre jornalismo online, fui informado pelo mestre que consta em registro que o início dos jornais na internet começou nos anos 90, sendo que em 1993 apenas 20 jornais estavam online, todos norte-americanos.
No Brasil, dois anos depois ingressou na internet o Jornal do Brasil e em 1997 foi a vez do TB começar a divulgar a cidade de Barra do Corda, mostrar a todos a informação que se torna obscura perante qualquer acontecimento.
Assim, o site Turma da Barra foi um dos primeiros sites jornalístico a entrar em rede no Brasil.
Em 1999 ao encontrar o único registro de Barra do Corda na internet, vasculhei todo o site e na página de cultura me diverti com o dicionário barra cordinês a ponto de me reunir com barra-cordenses que residem em São Paulo e dialogar sobre as expressões em que só mesmo quem nasceu ou morou em Barra do Corda pode compreender sem pedir que a repetição da palavra. Muitas outras palavras ressuscitaram com o desenrolar da boa prosa em que foi originada a partir do dicionário encontrado no TB.
O site além de informar, possui um acervo histórico sobre a cidade e ao longo dos 20 anos vem prestando um ótimo trabalho a toda sociedade cordina e região. Fatos marcantes:
Na época do impeachment do ex-prefeito Elizeu Freitas em que o TB cobriu com seriedade os registros dos debates, os prós e contras da situação da prefeitura de então. Ao final do processo, consta que o prefeito chegou atribuir ao site boa parcela de culpa por sua saída da prefeitura.
O TB tem o poder de unir muitos barra-cordenses no Brasil e exterior, levando informações e lembranças de Barra do Corda. Muitos o apreciam, porém tudo que caminha a passos largos, com respeito e seriedade na realização de um trabalho digno tem o seu apreço e provoca inveja.
Observando a primeira edição do jornal impresso em 1989 constatei que já havia a iniciativa de mostrar a população os recursos que a prefeitura recebe do Governo Federal, também exemplificando à população, conscientizando-a na charge em que os peixes mencionavam que naquela época não estavam mais suportando a contaminação nas águas dos rios.
Graças ao TB, em 1992, foi hasteada a bandeira da Academia Barra-cordense de Letras e em 2005 a Arcádia Barra-cordense de Letras. Milhares de livros foram arrecadados nas várias campanhas que foram realizadas, fazendo com que muitas escolas e bibliotecas da cidade recebessem todo esse material, contribuindo com os jovens estudantes na realização de suas pesquisas.
O TB deu total apoio na divulgação de dados para a recuperação da Ilha Central localizada no encontro dos rios Corda e Mearim, com o ótimo trabalho desenvolvido por Ênio Pacheco.
Recentemente contribuiu na fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Barra do Corda e na presença efetiva de cursos superiores da UEMA e do antigo Cefet, hoje Ifes. Atualmente batalha para que Barra do Corda seja contemplada com a UFMA, com educação pública, gratuita e de qualidade. Esta é mais uma demonstração de que o TB levanta a bandeira do povo.
Em dezembro passado tive a honra de participar de uma confraternização em que se reuniram muitos das raízes do TB e também os mais recentes, pude sentir de perto o quão é gratificante participar de uma família que mesmo distante nunca perde o elo. A minha admiração por esta família é grande, pois o trabalho desenvolvido por todos é muito significante para a população de Barra do Corda.
O site Turma da Barra é o grande sucesso hoje, devido ao grupo de pessoas sérias que o compõe e liderado pelo extraordinário Heider Moraes.
Continuemos o trabalho por muitas e muitas décadas sempre com humildade, seriedade e respeito. Agradeço pelo incentivo e a oportunidade oferecida, sou lisonjeado e muito feliz em fazer parte desta troupe do Turma da Barra.

4 comentários:

Heider Moraes disse...

Vi e li o artigo inaugural do vosso blog.
Que honra para o TB!...
Quero deixar registrado os nossos agradecimentos em nome de todos que fazem o TB (incluindo você), pelas palavras motivadoras.
Receba nosso muito obrigado e parabéns pelo seu aniversário!...
Vida longa, paulista-barra-cordense!...
Heider Moraes

José Alberto Orquisa Lima disse...

Fagner, gostei muito de olhar o seu blog, e quero parabanizá-lo por desenvolver a comunicação e a informação entre as pessoas.
Sucessos, sucessos, isto é o que deseja toda a Equipe do Site Diário do Grajaú - www.diariodograjau.com.br e a turma do Jornal Grajaú Agora - Jornalismo Verdade.

Ok

Batista Nunes disse...

parabens fagner pelo seu blog. desejo para voce muita paz e felicidade , um abraço .
Batista Nunes Teresina Piaui.

Anônimo disse...

Parabéns pelo artigo e pelo blog.Desejo a você muito sucesso e muitas felicidades.

Tenho muito orgulho de você.

Marinete Moura.

Postar um comentário

Deixe seu comentário: