domingo, 22 de agosto de 2010

MARKETING VIRAL VISANDO A INTERNACIONALIZAÇÃO



O desafio de um produto ou marca é relativamente virar senso comum, estar na boca do povo. Desde muitos anos atrás é comum as pessoas recorrerem a amigos, vizinhos e familiares quando necessitam de indicação de um produto ou prestação de um serviço.

Para isso, a comunicação é fundamental para que qualquer negócio possa ser conhecido e percebido no cenário local e até mundial. O marketing viral contribui com essa grande dimensão das marcas e produtos criando entretenimento informativo ou mensagens que são boladas para serem transmitidas de uma forma gigantesca, muitas vezes por meio eletrônico ou por e-mail.

Com o objetivo de garantir sucesso, o produto a ser oferecido deverá ser de boa qualidade, pois ele causará uma responsabilidade a quem o indica, caso contrário, o marketing boca a boca sobre o produto em questão será encerrado. Nenhuma pessoa de confiança indicará um produto que não resultará um objetivo já esperado.

A indicação de produtos de um cliente a outro, pode criar automaticamente uma relação mais benéfica entre o cliente que indicou e o revendedor do produto. Pois é de grande interesse por parte dos que ofertam os produtos, desenvolver canais de referência expandindo a clientela.

A tecnologia é a grande base para o desenvolvimento da internacionalização de uma marca ou produto. As mídias sociais oferecem grande espaço para o Marketing Boca a Boca.

Para garantir sucesso no marketing boca a boca, primeiramente as pessoas devem ser o ponto focal de pesquisa para o lançamento e a sustentabilidade nas vendas de um produto. Precisam ser ouvidos e, quando questionam, a sinceridade deve prevalecer nas respostas. A opinião pública seja positiva, neutra ou negativa deverá sempre ser valorizada.

Utilizando as mídias sociais, espaços deverão ser criados com o intuito de convidar os navegadores a se expressarem.

O consumidor deverá não ter somente o espaço para opiniões, mas sugerir e até criar e participar de novas campanhas de marketing, isto é o espelho da nova sociedade em que convivemos.

As pessoas nunca deverão ser enganadas sobre o processo de envolvimento de marketing. Nunca deverão ser manipuladas ou pagas para falarem de um produto, isto gera grande desconfiança.

Usar sempre a verdadeira identidade numa discussão pela internet é a garantia de veracidade, evitando assim possíveis constrangimentos à imagem do produto.

Usar de softwares para postar comentários, enviar e-mails ou mensagens instantâneas sem clara ou voluntária permissão, são atitudes contrárias ao sucesso de um processo de marketing boca a boca.

A proposta do marketing boca a boca é propor às pessoas a compartilharem suas experiências com produtos, ouvir e dar liberdade de expressão. Dizer o que é bom e ruim em determinada marca. Sempre abusando da transparência e no diálogo aberto. Esta é a nova aposta do marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: