
A apresentação dos projetos das cidades concorrentes Chicago, Tóquio e Madri foram técnicas, porém dignas de primeiro mundo. O Rio de Janeiro apresentou seu projeto em que consta toda a infra-estrutura dos Jogos Pan-Americanos realizados em 2007 e também expôs a todos os 97 membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) e ao mundo, a mistura de raças na formação de seu povo, enfim mostrou o coração brasileiro. O pronunciamento do presidente Lula demonstrou o sentimento de um país que aos poucos está sendo reconhecido como um dos mais promissores no mundo.
A Cidade de Chicago foi a primeira a dar “bye bye”, antes do anúncio final o presidente Barack Obama já estava em vôo e lá foi informado que: Não, eles não poderiam sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Logo em seguida Tóquio sofreu mais um terremoto que acabou com o sonho de sediar as Olimpíadas, talvez pelo baixo índice de aceitação dos nipônicos, apenas 56% da população concordava com a realização dos jogos. Enquanto isso, nas areias da praia de Copacabana cerca de cinqüenta mil pessoas festejava a inédita disputa na final contra a cidade de Madri. A votação foi realizada e as duas delegações em disputa tiveram que esperar por quase duas horas para saber o resultado final. Os canais de televisão nacional repetiam cenas da apresentação brasileira e a classificavam como magnífica. Após a eliminação de Chicago, muitos comentaristas esportivos e sites de internet já apontavam para a vitória do Brasil.
Nos momentos finais do grande evento, o presidente do COI demorou cerca de 30 segundos para anunciar a cidade sede, foram os segundos mais longos dos últimos anos. Ao anunciar que o RIO deu um olé em Madri por 66 a 32, o verdadeiro brasileiro de alma e coração explodiu de emoção. Toda a delegação brasileira vibrou com o feito e o povo enfim pôde comemorar em cada canto deste país que é enxergado por outros países como a nação do futuro.
Quando informado que as manchetes mundiais estampavam: “Lula vence Obama”, Lula disse: A cidade do Rio de Janeiro foi quem venceu Chicago, Tóquio e Madri, eles viram em nossos olhos que mostramos muito mais que um projeto, mostramos o coração e a alma, se eu morresse agora já teria valido apena viver.
O presidente disse isto em momento de imensa felicidade, o que ele deve fazer é continuar seu trabalho e não se preocupar com os índices de sua popularidade que agora devem passar de 80%. Os intelectuais deste país que diziam que ele era fraco, um simples metalúrgico, sindicalista e sem diploma agora podem ver e se arrepiar com as conquistas do humilde Luís Inácio Lula da Silva que após ter sido derrotado três vezes nas eleições presidenciais, foi reeleito presidente e colocou o país na lista dos mais importantes do mundo. O Brasil hoje não é somente reconhecido pelo carnaval e sim muitíssimo respeitado pela estabilidade na economia, pelos projetos sociais que são desenvolvidos, por um progresso que caminha a passos largos, uma nação admirada por muitos que recebe o estrangeiro com simpatia e alegria, além de ser agraciado pelas belezas naturais que Deus nos presenteou.
Parabéns a todos que contribuíram com esta conquista.
Ter trabalhado nos Jogos Pan-Americanos 2007 foi uma forma de contribuir com esta vitória.
É muito bom viver a energia de perto, cooperar com algo que incentiva crianças e jovens a se tornarem cidadãos do bem. Rio 2007 foi esplêndido e espero estar presente nos Jogos Olímpicos de 2016, como jornalista esportivo.
O esporte transforma as pessoas e o RIO está pronto! Nós estamos prontos!
Saudações de um paulista com sangue maranhense, bronzeado das praias cariocas, gingado baiano e sotaque naturalmente tropical.
Ter trabalhado nos Jogos Pan-Americanos 2007 foi uma forma de contribuir com esta vitória.
É muito bom viver a energia de perto, cooperar com algo que incentiva crianças e jovens a se tornarem cidadãos do bem. Rio 2007 foi esplêndido e espero estar presente nos Jogos Olímpicos de 2016, como jornalista esportivo.
O esporte transforma as pessoas e o RIO está pronto! Nós estamos prontos!
Saudações de um paulista com sangue maranhense, bronzeado das praias cariocas, gingado baiano e sotaque naturalmente tropical.
4 comentários:
Parabéns, Fagner!
Muito bom o seu texto!
Fá,
realmente o texto está muito bom. Assim mesmo, aos poucos vamos evoluindo e chegando mais próxima da perfeição, aliás, é pouco provável alcançá-la, porque nada é perfeito, certo? No entanto, posso dizer que só pelo fato de crescer e mostrar mais, com o passar do tempo, já é um resultando incrível.
Concordo com tudo que fora dito no texto, considerando ainda a parte do Lula, que, aos meus olhos, tem feito um ótimo trabalho. Encontrou fronteiras e foi capaz de passar por todas. Ainda digo que não sou um dos seus maiores fãs, mas tenho que concordar que, de fato, seu trabalho tem feito a diferença. Embora ele não siga mais a mesma filosofia, a qual o deixou conhecido, suas ações tem cooperado para o crescimento da país, soretudo, da sociedade.
abs,
Como você mesmo afirmou "todos os brasileiros de alma e coração explodiram de emoção". E foi assim que eu também me senti quando vi o anúncio do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Agora é esperar e conferir!
Postar um comentário
Deixe seu comentário: