terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O BERÇO DA FELICIDADE

Dois mil e dez chegou e passou com a rapidez de um vendaval. Transcorreu tão rápido que o papai noel parece até que é paulista, devido ao congestionamento que houve em São Paulo adiou para o ano seguinte a entrega de alguns presentes.
Todos os anos os acontecimentos são os mesmos, só os personagens é que mudam. Mas as escolhas estão abertas e basta sabermos analisar bem para que seja certeira.
Num certo bate papo uma cidadã portuguesa expôs um desejo “queria ter nascido no Brasil, o povo é tão alegre e acolhedor. Vocês ainda têm o Lula como presidente”.
Será que o Brasil é o melhor lugar do mundo para o nascimento?
Em 2008, a ONU divulgou o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) num ranking de 177 países. O Brasil ficou classificado na posição de número 70 - com 0,800 – sendo que Portugal ficou na 29ª posição, com 0,897 e a Irlanda é a primeira nação da lista, com 0,968 de IDH. O Brasil ficou atrás do Uruguai, Chile, Cuba, México, Costa Rica, Tonga, Trinidad e Tobago. Pior ainda é que também ficamos atrás dos argentinos.
As estatísticas apenas insinuam uma projeção da situação de qualquer resultado em que o pesquisador quer chegar. É fácil alcançar resultado ocultando ou não querendo enxergar algo. O que adianta morar na Suíça, Austrália ou Canadá (países líderes no IDH) se a felicidade é viver no Brasil?
Cada um busca conquistar seus objetivos e a felicidade é representada na grande maioria dos rostos brasileiros. O sorriso é sinônimo daquele cidadão brasileiro em que mesmo chegada à noite após ter enfrentado problemas, não fecha as cortinas da boca e sorria para que o próximo dia possa nascer feliz.
A cada encontro e cena que o destino me prega por este imenso país, observo que a felicidade dos brasileiros está na solidariedade, simplicidade, gentileza e na confiança de um futuro melhor para os brasileirinhos.
Somos nós que fazemos a vida que deve ser vivida a cada momento, pois o tempo não para. Lembre-se que sempre devemos esvaziar o depósito de sentimentos.
Feliz Ano Novo a todos os leitores e colaboradores Turma da Barra.
Que dois mil e onze seja como você desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: